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Quanto tempo de exercício devo fazer por dia?


Corpo Perfeito - 6 Fevereiro, 2020 - 0 comments

Conhece aquela frase de que: “menos é mais?” Exatamente! Isso também encaixa muito bem na musculação. 

Podemos exemplificar como: um indivíduo que vai ao Health Club Corpo Perfeito e fica lá 2 horas e meia ou mais, será que ele realmente fez um treino intenso ou apenas esteve a passar o tempo?

Essa é uma boa pergunta, até porque é recomendado um certo tempo de treino por dia!

De acordo com um Jornal da Associação Médica Americana são necessários apenas 15 minutos de atividade física moderada para reduzir o risco de morte prematura.

Ainda sobre o mesmo assunto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também indica a prática diária de 15 minutos para pessoas entre 18 e 64 anos, ou seja, cerca de 75 minutos semanais.

Já a Associação Americana do Coração (AHA) e o Colégio Americano de Ciências do Desporto (ACSM) são algumas das instituições que recomendam 30 minutos por dia.

Segundo os mesmos, esse tempo é suficiente para trazer benefícios substanciais à saúde, como a redução de doenças cardíacas, cancro, AVC, hipertensão arterial e diabetes.

Mas afinal, além destes estudos, quanto tempo realmente de exercício devemos fazer por dia?

Acompanhe este conteúdo que vamos esclarecer!

 Porquê praticar atividades físicas diariamente?

Quanto mais cedo começar, melhor, seja pessoas com 15 ou 60 anos. Incluir na rotina diária qualquer tipo de atividade física já é um excelente caminho, mais ainda quando é prazeroso em todos os sentidos, principalmente no âmbito da saúde.

Quem pratica atividade física regular já consegue ver resultados em apenas 1 mês após o seu início. Ela é capaz de melhorar o sistema imunológico, a circulação sanguínea, ajudar a emagrecer, auxiliar no ganho de massa muscular, diminuir o risco de doenças, entre muitos outros.

É importante salientar que, antes de começar a praticar qualquer tipo de desporto, é preciso consultar Professor para verificar o estado geral da saúde e indicar qual o melhor tipo de atividade a ser realizado para não correr risco de lesões (avaliação física inicial).

Qual o tempo ideal de exercício físico por dia?

Para começar, o tempo ideal é não ultrapassar uma hora e meia no Clubemelhor, uma hora já é o ideal, mas aumentamos um pouquinho, até porque alguns treinam uma hora e depois fazem exercícios aeróbios ou vice-versa. 

Assim, o tempo para quem treina musculação deve consistir em:

Aquecimento (preparação para o movimento): 5 a 10 minutos

Exercícios principais (fase fundamental)30 minutos

Exercícios aeróbios (casos específicos): 20 a 30 minutos 

Retorno à calma (alongamentos, flexibilidade): 5 a 10 minutos

O motivo pelo qual a pessoa deve treinar no máximo uma hora é porque depois deste período o corpo entra em estado de fadiga e começa a libertar a hormona cortisol, a qual é libertada nos momentos de stress.

Esta hormona é conhecida por causar a redução do metabolismo, retenção de líquidos, diminuir o processo de queima de gordura e o ganho de massa muscular.

Logo, concluímos que quantidade não é qualidade.

É muito mais eficaz treinar no máximo uma hora de modo correto e intenso do que se “matar” no Clube demasiadas horas e prejudicar o seu metabolismo.
 
Quais exercícios podem ser realizados em 30 minutos?
 

Várias atividades podem ser incluídas neste tempo, desde exercícios aeróbios como com cargas, no caso da musculação.

Geralmente, 30 minutos de atividade moderadaé um tempo aceitável para as pessoas que não praticam exercícios físicos regularmente.

Mas, será que meia hora é o suficiente para fazer um treino com resultados? SIM! Em trinta minutos é possível fazer vários exercícios

Desde as aulas de grupo habituais (45 minutos), também temos no nosso clube os Circuitos HIIT e os GAP (ambas de 30 minutos), assim como os Express (15 minutos) que podem ser conciliados com outros exercícios. 

Além destas aulas, temos ainda o Serviço de Treino Personalizado que, tanto pode ser de 60 minutos como de 30 minutos. Na nossa opinião, esta é a melhor opção principalmente para quem está a iniciar. 

Para finalizar,

Atualmente, muitas pessoas procuram fazer algum tipo de atividade física, independente se têm ou não objetivos, como ganho de massa muscular, emagrecimento/perda de gordura ou definição. Isto porque, realizar exercícios físicos, além de trazer vários benefícios à saúdeproporciona longevidade ao ser humano.

Muitas pessoas pensam que o tempo vai interferir nos resultados, visando um maior período de treino diário. Todavia, os estudos comprovam que menos é mais!
 

Por isso, quando estiver com preguiça não pense duas vezes e lembre-se: praticar meia hora diariamente de exercícios, além de melhorar o condicionamento físico e o tônus muscular, alivia o stress e oxigena o cérebro.

No Health Club Corpo Perfeito temos várias aulas à sua disposição com os melhores Profissionais, assim como uma Equipa de Personal Trainers pronta para o ajudar! 

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